Feliz Natal!
Feliz 2016!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

As relações entre os assassinatos de Abraham Lincoln e John Kennedy

Parece-nos difícil acreditar que um dos assassinatos
tenha alguma relação com o outro
por ter ocorrido quase 100 anos depois do primeiro.
Entretanto, as coincidências são muitas. 


O assassinato do presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, em 22 de novembro de 1963, é um dos incidentes mais comentados ainda hoje pelos teóricos da conspiração. Muitos deles acreditam que haja uma relação entre este e o assassinato de Abraham Lincoln, ocorrido em 15 de abril de 1865. As coincidências são classificadas como uma "lenda urbana". Entretanto, muitas delas - pelo menos assim eu penso - que, realmente, são fatos conhecidos sobre os dois crimes, os dois presidentes, seus dois respectivos sucessores e os dois assassinos. São os dados oficiais relacionados não somente aos presidentes, mas a todas as pessoas envolvidas nos dois casos, que reforçam uma teoria da conspiração que levanta a suspeita de que, apesar de quase 100 anos de diferença entre os dois casos, há algumas relações entre eles. Tal teoria sugere a hipótese de que algo como uma sociedade secreta existente desde a época de Lincoln fosse responsável pelos dois crimes. 
Abraham Lincoln nasceu em Hodgenville, no estado de Kentuck, em 12 de fevereiro de 1809. John Kennedy nasceu em Bookline, no estado de Massachusetts, em 29 de abril de 1917. Somando-se os algarismos dos anos de nascimento dos dois presidentes, obtém-se o mesmo resultado: 1+8+0+9 = 18; 1+9+1+7 = 18. Lincoln foi assassinado em 1865, e Kennedy, em 1963. Porém, Kennedy foi a Dallas, onde foi assassinado, com o objetivo de obter apoio dos sulistas para sua recandidatura às eleições de 1964. Somando-se os algarismos de 1865 (1+8+6+5), obtém-se o mesmo resultado da soma dos algarismos de 1964 (1+9+6+4), que é 20. 
Abraham Lincoln foi eleito como senador em 1846. Kennedy foi eleito como senador 100 anos depois, em 1946. Lincoln foi assassinado em 15 de abril de 1865; Kennedy em 22 de novembro de 1963, mas os dois crimes aconteceram numa sexta-feira. Ambos foram mortos com um tiro na cabeça e estavam acompanhados por suas esposas. O nome da secretária de Lincoln era Sara Kennedy, o da secretária de Kennedy era Sara Lincoln.
Lincoln foi assassinado enquanto assistia a uma peça no Teatro Ford, em Washington. Kennedy foi assassinado em Dalas, no Texas, enquanto era transportado pelas ruas da cidade no carro presidencial, modelo "Lincoln", fabricado pela "Ford" (as aspas são para destacar os nomes). Após cometer o crime no teatro, o assassino de Lincoln foi flagrados por policiais enquanto tentava se esconder num depósito. O assassino de Kennedy atirou da janela de um depósito e foi detido por policiais ao tentar se esconder num teatro.
Os dois presidentes eram envolvidos em defesa dos direitos dos negros - Lincoln aboliu a escravidão e Kennedy defendia a igualdade de direitos civis para brancos, negros, índios, etc. O nome do homem que matou Lincoln era John Wilkes Booth e o do que matou Kennedy era Lee Harvey Oswald. Os dois assassinos eram sulistas e ambos tinham o mesmo número de letras em seus nomes completos: 15. 
O vice-presidente e sucessor de Lincoln foi Andrew Johnson. O vice-presidente e sucessor de Kennedy foi Lyndon Johnson (mesmo nome: Johnson). Ambos tinham o mesmo número de letras em seus nomes completos: 13.  Os dois sucessores eram sulistas. Andrew Johnson nasceu em 1808; Andrew Johnson, em 1908. John Wilkes Booth nasceu em 1839. Lee Harvey Oswald nasceu em 1939. Os dois assassinos foram assassinados antes de terem sido julgados, o que parece ter sido uma "queima de arquivo" nos dois casos. 

Essa lista de coincidências foi publicada pela primeira vez em jornais dos Estados Unidos em 1964, ano em que haveria eleição para a presidência com a recandidatura de Kennedy. Entretanto, há informações de que a lista já constava num documento oficial do Congresso anteriormente.

Fontes: 

  • "John Kennedy" - Wikipedia
  • Livro "Abraham Lincoln", de Anna Sproule - Editora Globo - São Paulo - SP.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blogue.